Professores do Creciem inovam para despertar interesse dos alunos
O que fazer para despertar o interesse dos estudantes para as aulas de Matemática, Física, Química e Biologia? Os profissionais do Centro de Referência para o Ensino de Ciências e Matemática (Creciem), da Secretaria de Estado da Educação, encontraram soluções que tornam conteúdos complicados em aulas atrativas para os professores da rede estadual. E, na semana passada, eles apresentaram seus experimentos a professores de todo o estado, em oficinas realizadas no IV Encontro Estadual de Didático e Práticas de Ensino (IV Edipe), no Campus V da PUC-GO.
Foi um sucesso. As salas ficaram lotadas de professores interessados em conhecer as novidades. Uso de sucatas para ensinar física, programas básicos para o ensino de robótica, dobraduras para a matemática e até informações minuciosas a respeito das cobras que ajudam a preservar o Cerrado. Durante os dois dias, as oficinas despertaram a curiosidade e a atenção dos profissionais da educação que participaram do IV Edipe.
Os professores do Creciem se dedicam a pesquisar e a buscar soluções criativas para o ensino de Ciências e da Matemática. A participação do Centro no IV Edipe, de acordo com a coordenadora, professora Lydia Poleck, foi muito importante, pois o objetivo do Creciem é difundir as práticas pedagógicas que tenham como base a vivência dos alunos, e esse é também o objetivo do encontro estadual.
O grande desafio do Creciem, segundo ela, é dotar o ensino de Matemática, de Física e de outras disciplinas de atrativos que façam os alunos gostarem de estudar e de aprender. O Creciem oferece oficinas para professores e estudantes da rede estadual, durante todo o ano letivo. “Muito bom poder mostrar a professores de todo o estado o trabalho que a equipe do Creciem realiza”, acentua Lydia Poleck, para quem o ensino das Ciências deve tentar chegar o mais próximo possível do universo do aluno.
Oficinas – No IV Edipe, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (Ceped), o Creciem apresentou, no primeiro dia, as oficinas de Robótica Pedagógica, com o professor Adriano Fonseca; de Experimentos e recursos para aulas de Matemática, com a professora Elizete Guimarães Silva; e de Percepção da Educação Ambiental pela Prática de Jogos, com os professores Carlos Brandão e Wagner Alceu Dias. Também foram oferecidas as oficinas de Vetores Urbanos, com o professor Hélio Pinheiro de Andrade; de Balanço Energético e Obesidade, com Cristiano José da Silva; e Conhecendo as Serpentes do Cerrado, com o professor Leonardo Teófilo Teles.
No segundo dia, os profissionais do Creciem apresentaram aos professores de todo o estado de Goiás uma oficina de Experimentos de Química usando Sucatas, com a professora Luciene P. S. Gonçalves; uma de Jogos Matemáticos e Arte, com o professor Flailton Ribeiro da Silva; uma de Experimentos e Recursos para aulas de Física, com o professor Leonardo Dantas; e Gênero Discursivo para ensinar Língua Espanhola, de Juliane Rodrigues Ferreira.
As práticas e soluções didático-pedagógicas desenvolvidas no Creciem estão disponíveis a todas as escolas que podem solicitar, por meio das subsecretarias, as oficinas das diferentes disciplinas, ou enviar seus professores ou estudantes para estágios no próprio Creciem, em Goiânia. Além de apresentar alternativas para o ensino das Ciências, o Creciem desenvolve oficinas de criação de objetos pedagógicos.
Goiânia, 23 de maio de 2011. * Essa matéria foi publicada no Caderno Escola do Jornal Tribuna do Planalto, edição de 22 a 28 de maio de 2011.
Fonte : Secretária de Educação do Estado de Goiás
Nenhum comentário:
Postar um comentário